Depois que você já escolheu as cidades pelas quais quer passar, duas informações ainda precisam ser acertadas: a ordem das cidades e os pontos turísticos.

Para estabelecer a ordem das cidades que você vai viajar, pense primeiro em qual cidade você quer começar e em qual você quer terminar a sua viagem. No meu caso, Kyoto, Osaka e Himeji ficam bem perto umas das outras. Tokyo e o Monte Fuji ficam do outro lado. Decidi, então, que terminaria a viagem por Tokyo, por conta do Aeroporto de Narita, de onde partiria o meu voo de volta. Escolhi Kyoto como a primeira cidade para aproveitar as flores de cerejeira logo de cara.

Aí eu já tinha a sementinha do meu cronograma de viagem: Kyoto, Osaka, Himeji, Monte Fuji, Tokyo.

O segundo passo foi verificar os pontos turísticos de cada cidade.

Recomendo alguns sites para esse tipo de tarefa: Japan Guide (com horário de funcionamento e acesso dos pontos turísticos, lojas e restaurantes), Cumbicão, Kyoto Travel Guide, Tokyo Travel Guide, Nós no Mundo, Mochileiros, Blog da Luciana Misura, Blog Tabeteimasu, dentre outros. Vale a pena dar uma pesquisada até o ponto de você olhar os sites e conseguir dizer “já conheço isso tudo” (rsrs).

Esse tipo de pesquisa é bom, pois você descobre o que lhe interessa mais e o que você acha que não é necessário conhecer. Por exemplo, eu não podia deixar de ir em Kyoto e não conhecer Gion, o distrito das gueixas. Por outro lado, encontrei muitas dicas de templos que não me interessaram.

Foi pesquisando os pontos turísticos de Kyoto que acabei descobrindo uma viagem bate-volta pra cidadezinha de Nara, ali perto. Também acabei descobrindo o Castelo de Okayama, perto de Himeji. Tinha, então, duas cidades adicionadas no cronograma: Nara e Okayama.

Para Kyoto e Osaka não tive muitos problemas com os pontos turísticos. Já Tokyo, a cidade que eu mais queria ver, foi mais complicada, pois era tanta coisa que me confundia direto. Pra resolver esse problema, criei um arquivo no bloco de notas com os pontos turísticos divididos por bairro (Shibuya, Odaiba, Chiyoda, Taito, Bunkyo, etc). E entre parênteses, depois do nome do ponto turístico, colocava alguma informação sobre horário de funcionamento e preço da entrada. Isso me ajudou muito na hora de montar o cronograma propriamente dito, mais tarde.

É isso, pessoal! No próximo post, falarei sobre a montagem do cronograma de viagem. Abraços!